"Preocupa-me pouco aonde ir "- disse Alice
"Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas" - replicou o gato.

Lewis Carroll

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Botão Mágico, livro de Nelson Gonçalves

Recentemente ilustrei um livro bem bacana, que fala de amizade e nos incentiva a buscar a felicidade também no campo profissional, ir ao encontro do que te faz feliz, sabe? O autor fala com propriedade do tema, porque sonhava em ser palhaço profissional e hoje leva seus espetáculos e suas palestras pelo Brasil afora, encantando a todos.

Para ilustrar essa história tão linda usei papel de seda, papel crepom, botões, barbante, tinta acrílica, palitos de sorvete e, claro, muitos desenhos em aquarela.

Um dos pedidos do autor é que o desenho se parecesse com ele, mostrando as mesmas roupas que ele usa no palco, a mala que carrega, óculos, chapéu, o botão, e, assim foi feito:







Serão vários lançamentos, nos shows que Nelson faz, nas escolas, mas desde já o livro está à venda no site da editora Cortez: http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId=db68639f-6d53-e311-9b16-842b2b1656e4

É um lindo de presente de Natal, para você começar que quer mudar mas não sabe por onde começar!

Conheça o trabalho do Nelson, nos shows, veja as fotos e a agenda aqui: https://www.facebook.com/OBotaoMagico?fref=ts

Um beijo.


sábado, 26 de outubro de 2013

livro infantil ilustrado Flip

Hoje é dia de mostrar desenhos aqui, fazia tempo, eu estava com saudades!

Comecei a história do Flip, um pássaro que, machucado, é resgatado por um grupo de amigos num condomínio, numa cidade grande. Muita coisa acontece, e uma amizade profunda acontece, para saber de mais só lendo o livro ilustrado. Mas por enquanto deixo um pouquinho da arte do livro novo:






Neste livro as editoras pediram as ilustrações em cores fortes e lápis aquarelado e pastel seco foram os materiais usados. 
Sugeri um traço mais realista para o passarinho e elas toparam, uma história de amizade entre a natureza e meninos; Para criar o personagem principal, o pássaro Flip comecei pesquisando quais aves que ficariam bem representadas entre os adaptados à cidade grande, encontrei um site de aves e entre aves do Brasil, busquei uma que viva bem em cidade grande, mas que seja um pássaro pequeno e delicado, encontrei meu "modelo" entre os caboclinhos. Me encantei com o caboclinho da barriga vermelha e nesse site maravilhoso tem até o canto do pássaro que você escolher conhecer, pode saber mais sobre os caboclinhos aqui: 


livro infantil ilustrado O Botão Mágico

Pouco a pouco os desenhos coloridos, ora com aquarela, ora com acrílica ou lápis de cor estão entrando nas máquinas, são muitas impressoras gigantes, que rodam sem cessar e me ajudam a fazer os livros ilustrados.

Depois de fechados os pacotes posso mostrar aqui pedaços da criação de cada título. Para ver tudo, tem que pegar o livro impresso nas suas mãos.

Deixo hoje o registro do livro O Botão Mágico, que veio pela editora Cortez.

O texto fala de amizade, de realização pessoal e é baseada numa peça de teatro feita pelo palhaço Nelsinho, o Nelson Gonçalves.

Lendo o texto senti vontade de representar o ambiente do circo, muito colorido, alegre, de maneira bem artesanal, então além de tintas, usei colagens de papel de seda, barbante, botões, praticamente virei criança brincando de criar.


 Algumas vinhetas



O papel de seda é a lona do circo, que vai na capa e aqui na cena do trapézio.







O Lançamento deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2014, 
na ocasião eu te convido, tá?



sábado, 22 de junho de 2013

Aquarela para quarto de bebê



Aquarela para o bebê dos amigos Cheila e Lucas.
 
Conheci Cheila e Lucas há pouco tempo e fiquei fã, são dois jovens inteligentes, cultos, muito educados e, fácil, fácil, conquistaram minha amizade. (Tem também nessa família a Luiza, queridona).
 
A pequena família vai aumentar em breve com a chegada do bebê Thor, o nome escolhido é uma homenagem ao deus Thor e, é claro, ao Thor do universo Marvel, do Stan Lee. Digo claro porque na casa do Lucas e da Cheila tem um altar repleto de HQs de alta qualidade, o que expõe a paixão do Lucas (da Cheila também, mas o Lucas é fanático, rsrsrs) por livros e HQs, super heróis e itens colecionáveis. 
 
 
Eu gosto de fazer desenhos para quarto de bebês, e para o bebê Thor
não seria diferente.


Pensei numa cena noturna, onde ele, o pequeno Thor dorme exausto, depois de muito brincar com seus amigos das histórias dos livros, até o lobo mau - que é bonzinho - estaria roncando com eles.

O passo a passo:  Um esboço da ideia, personagens de histórias da infância fazem uma "cama" para o bebê;  jogo um pouco de cor com crayon para sentir o clima.

 
Apresentei o esboço acima para os pais do Thor que amaram o presente; e o papai Lucas pediu: "Dá para incluir o capacete e o Mjolnir *?" 
 
Mjolnir para você que não é um Marvel maníaco é o 
martelo mágico do Thor.
 
Sorri. "Claro, que dá". Refiz o esboço, com o capacete e o martelo.

 
Importante ressaltar que intencionalmente a composição tem uma forma geométrica, coisas que aprendemos nos cursos, e palestras, para garantir um resultado harmonioso devemos direcionar o olhar do espectador, e destacar os pontos que queremos que sejam os mais importantes na cena.
 
Aqui vemos uma elipse como forma geométrica.
 
Esboço terminado, vamos para mesa de luz para passar o esboço todo cheio de marcações e linhas "peludas" para o traço limpo, suave em papel de algodão.
 
 
 
  Essa mesa de luz ganhei do amigo Kilson em 2007,
ele quem fez, ficou excelente! E eu uso muito e sempre lembro
do meu amigo e do seu coração enorme.
 
Traço feito, começo a pintura, aquarela azul em tudo, para marcar sombras e volumes, depois as cores. Inicialmente pensei no urso polar, todo branquinho, mas com o verde da árvore e grama e o azul do céu, o quadro estava frio, então trouxe o marrom caramelo para o urso dando força e calor à cena.
 
 
 
Falta muito, mas os personagens estão aparecendo. Essa coruja protetora sobre os personagens é a tia do Thor, a tia Luiza !





Depois de terminar, mais umas 08 horas de pintura, é secar e levar para emoldurar, pretendo colocar paspatur cor de creme e moldura de madeira clara.

Espero que traga os mais doces sonhos para o bebê Thor.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Qual a diferença entre os meus filhos e os filhos da rua? Acesso, oportunidade, escola, orientação, boa vontade?



 
São crianças, como as minhas e as suas, mas essas sujas, feias, duras, são sobreviventes do sistema. Não adianta "fingir" que não vê, que não se comove, eles estão entre nós, crescendo à margem e mais dia, menos dia eles nos encontrarão.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Índia e bebê, amazônia, Brasil

Para um desenhista basta um olhar e pronto, a cabeça começa a criar cenas, histórias, nomes para cada "personagem" que encontramos, seja onde for, no metrô na urbana e caótica São Paulo, num passeio pela praia, numa foto da Amazônia encontrada na web.

Esta foto encontrei na internet, procuro o autor, eu acho que é do Farina - pois a encontrei no blog dele - e da foto criei uma cena maternal.







Usei lápis aquarelado em papel com textura.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que não pode faltar na mesa dessa ilustradora. Drawing tools and a detail that can not miss (to me)

Cada vez que entro numa loja de material de pintura e desenho fico sem critério, único lugar onde me sinto uma compradora acéfala, onde os apelos visuais funcionam e onde eu nem ligo para a soma final de gastos. Depois é chegar em casa/escritório e usar cada pincel, cada pastilha de aquarela nova, cada folha de papel.

Amo pintar, se não me controlo esqueço das ordens médicas para caminhar e passo o dia todo sentada desenhando, pintando, criando cenas.

Outra coisa que devo combater (além do sedentarismo) é o pecado da gula. Que delícia estar a poucos metros da geladeira ou do armário de "lanchinhos" tentadores, essa é uma "ferramenta" que não pode faltar aqui no meu escritório: o rocambole de goiaba... e para facilitar a tentação já vem com faquinha... ai ai quem resiste?

I love paint, if I dont control myself and forget of medical orders to walk , I spend all day sitting drawing, painting, creating scenes.

Another thing I should fight (besides inactivity) is the sin of gluttony, this is a "tool" that can not miss here in my office: the jelly roll ... and to facilitate the temptation comes with small knife ... oh My who can resist?












terça-feira, 26 de março de 2013

cartão de Feliz Páscoa !



Desejo uma feliz vida nova para você, por isso as lebres brancas. Se quiser pode baixar esse cartão e enviar aos amigos, vamos lembrar do significado da Páscoa.

terça-feira, 12 de março de 2013

Passagem? End of life?


Encarar a morte como o "fim" é sua escolha, pensar que é uma transição, uma passagem para uma nova (e melhor) forma de vida é conforto.
O livro ilustrado está quase pronto, não será nada assustador nem tampouco banal,em breve mais notícias.

Aquarela em papel Lana, 600 gr.

Face death as "ending" is your choice, think it is a transition, a transition to a new (and better) way of life is comfort.

The illustrated book is almost ready, will be nothing scary nor banal, more news soon.



segunda-feira, 11 de março de 2013

Veja a vida com novo olhar, sempre!


 
 
Mude ! Suba numa mesa, mude o trajeto até sua casa, sorria para sua vizinha mal humorada, compre nova armação de óculos, experimente um novo prato de comida, pinte os cabelos, enlouqueça, invente, a vida merece ser bem vivida, seja feliz, ao menos hoje! 

terça-feira, 5 de março de 2013

Receitas ilustradas do Brasil. Illustrated recipes from Brazil

Muitos visitantes da Rússia, dos Estados Unidos e da Espanha aqui no blog, agradeço as visitas, sejam bem vindos! Para que nossos encontros fiquem mais divertidos, vou falar um pouco do Brasil, nossa comida, nossos hábitos, nosso povo, nosso DNA, sempre através das ilustrações, acho que você vai gostar.

Falando em comida, aqui no Brasil é tempo de verão, tempo de beber muito líquido, comer muitas folhas verdes, tomar muito suco de fruta e aproveitar os ingredientes que temos em abundância e evitar doenças com alimentação simples e natural.

Tentarei postar uma receita por semana, todas ilustradas e com indicação de quantidade e tempo de cozimento.

Deixo aqui uma receita que adoro fazer, o original é da Bahia (BA), que fica no nordeste do Brasil, lugar lindo, com comidas coloridas, mas adaptei a receita para São Paulo então, ficou mais suave nos temperos. A receita original leva azeite de dendê, essa minha não !

Peixe - compre sempre de ótima procedência. Peça para o peixeiro limpar o peixe, e cortar; Em casa lave o peixe em água corrente e deixe "marinando" em limão e sal por uma hora na geladeira.

Refogue alho e cebola no azeite, acrescente o tomate e os pimentões picados, refogue em fogo baixo.
(02 dentes de alho picados, 01 cebola média cortada em rodelas, 02 colheres de sopa de azeite extra virgem, 03 tomates, 01 pimentão vermelho e 02 pimentões amarelos)

A cebola ficou transparente? É o momento de acrescentar o peixe, coloque delicamente as postas de cação, tempere com sal e pimenta, acrescente o leite de coco.
(01 Kilo de peixe, aqui usei cação - tubarão, sal e pimenta a gosto, 400 mililitros de leite de coco)

Coloque cebolinha picada, cozinhe em fogo lento por 30 minutos com panela semi-tampada.
(uma colher de sopa de cebolinha picada)

Está pronto, acrescente salsa picada. Sirva com arroz integral e legumes cozidos.




quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Clientes, esses eternos brincalhões !

 Deve haver - em alguma biblioteca que desconheço - um livro com
"os 05 passos infalíveis para enlouquecer o criativo que está tentando captar seu briefing oco".

Sim, porque as frases são as mesmas, e os "retoques" sugeridos arrepiam os pelos da nuca de qualquer desenhista, designer, diretor de arte, ilustrador.

Por isso - pela mesmice nos "de-briefings lunáticos" - virou e mexeu nossas reclamações e indignações reunidas viram cartazes, lá na Irlanda os criativos se juntaram e colocaram os piores "feedbacks" que receberam em forma de cartazes, a venda foi destinada a ajudar crianças do Temple Street Children's Hospital.

Deixo alguns aqui para animá-lo, porque clientes, meu caro amigo ilustrador, é tudo "osso", seja no Brasil ou na Irlanda.

Divirta-se, afinal quem escolheu essa carreira foi você :)




 
 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ilustrações em aquarela para livro Perdidos e Guardados, editora Cortez.



 
Em aquarela, suaves, doces, as primeiras ilustrações que fiz para a Cortez, aliás fiz para o Amir - um profissional respeitado e muito generoso - que além de editor é meu mentor, editor de literatura na ed. Cortez.
 
Estamos juntos novamente e desta vez viajamos com a máquina do tempo, traremos história e antropologia, em breve.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Família :) livro infantil


Mamãe, papai e filhinho. É um estudo de personagens, eu pensei em mostrar uma família brasileirinha, cabelos cacheados, castanho e castanho escuro, olhos escuros, roupas descontraídas.

"Ficou bacana", me disse a editora, "...mas  eu estava pensando em  deixá-los mais universais, para que qualquer família, em qualquer lugar no mundo possa se identificar com eles."

Hummm, gostei, de volta à prancheta pensei macro, no mundo, pessoas com misturas diferentes das nossas e na nossa mistura: "...então cabelos mais lisos para mamãe, olhos verdes pro menino, a mamãe ficou ruivinha e de pele rosada, o filhinho tem os cachos do pai e a cor dos fios iguais aos da mãe, o pai tem cabelos caheados e pele bronzeada."

Os personagens aprovados pela editora foram esses aqui:


Foi um trabalho em parceria, uma delícia de criar.

Página interna do  livro: Papai e Mamãe viraram amigos.