"Preocupa-me pouco aonde ir "- disse Alice
"Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas" - replicou o gato.

Lewis Carroll

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ilustrando textos: análise literária e interpretação gráfica, no Museu da Imagem e do Som.

Neste mês de fevereiro fiz uma oficina criativa com Janaina Tokitaka, ela, que além de dez anos de experiência em ilustrar e escrever livros infantis, é uma pesquisadora da arte de ilustrar tem tarimba para nos ensinar a ver e ler imagens, metáforas visuais e aprender a ler textos com os olhinhos de co-autor da história. No curso vemos a história da ilustração (e na oficina do ano passado mergulhamos no universo dos Contos de Fadas)e nos jogamos em desafios criativos.

Nos desafios criativos a Jana me provocou a buscar uma linguagem nova, eu que sou estudante de desenho realista e do pictórico deveria enxergar valor e beleza em imagens abstratas e linhas de construção, sem desmerecer o realista, sem endeusar o abstrato, apenas sentir, experimentar, arriscar.

De contos apresentados tínhamos que criar capas de livros e, eu que ando num romance apaixonado pelo nanquim fiz estas duas imagens, uma na oficina do ano passado, outra ontem.

Esta aqui foi para um conto de fadas criado por um dos colegas do curso, tinha todos os elementos de contos de fadas o texto, a busca pessoal, a transformação do personagem principal, o fantástico... e a capa ficou assim, com caneta nanquim. A professora, gentilíssima aprovou.




Este que mostro abaixo foi mais complicado, foi tarefa trazida para casa, pedia mais tempo, afinal o texto do ilustrador e escritor inglês Edward Lear, e o texto apresentado é um limerique , um poema monostrófico de cinco versos, com ritmo anapéstico ou anfíbraco, uma Nonsense Songs, e ilustrar um limerique não é fácil, não! 





Aqui trabalhei com bico de pena e nanquim Winson & Newton.

Pesquise por limeriques, e pelo "Os Jambaleiros do Edward Lear", daí você me diz se eu acertei a capa do livro fictício que apresentei ontem; e já posso te dizer que minha mestra disse: "Maravilhoso!!"

:)

O prazer do ofício de ilustrar cresce ao conhecer gente bacana, entender mais sobre história da arte da ilustração e fazer cursos com artistas do quilate da Jana Tokitaka. 

Recomendo muito as oficinas.

2 comentários:

  1. Oi, Leka! Tudo bem?
    Adorei seu texto, pois mostra bem a sua paixão e os desafios vencidos no curso.
    Escrevi vários limeriques no ano passado, quando estava planejando um curso que acabou não acontecendo. :(
    Se eu for publicá-los, quem sabe você ilustra o livro?! :)
    Um abraço,
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fabiana. Tudo bem sim, e vc?
      Ah, que bom que deu para você sentir a paixão que tenho pelo ofício, e a oficina foi estimulante, é muito importante buscar conhecimento, praticar, exercitar e, em nosso trabalho - sempre solitário - criar e dividir ideias com o grupo é mais gostoso.
      Então vocês escreve limeriques? Maravilhoso!! Adoraria ilustrar um livro de poemas, é muito intenso. Quem sabe faremos isso juntas?
      Um abraço, obrigada pela visita e pelo comentário. Leka.

      Excluir